Nova York é uma metrópole grandiosa onde tudo é possível. Muitos dos pontos de referência da cidade estão em Midtown Manhattan, onde os visitantes podem admirar a vista do topo do Empire State Building ou assistir a um espetáculo no distrito de teatros da Broadway. Dá para passar um dia inteiro explorando o Central Park ou admirando as obras de Picasso e Van Gogh nos museus da área conhecida como Museum Mile em Uptown Manhattan.
Na badalada Lower Manhattan, você encontra as butiques e as cafeterias mais estilosas de Greenwich Village e do Soho.
Artigos principais e curiosidades
Nova York oferece várias atividades a qualquer hora do dia ou da noite. A cidade tem 5 bairros principais: Manhattan, Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island. Todos eles têm atrações únicas, atividades para famílias e diversão noturna. Alguns dos pontos de referência mais famosos da cidade são a Estátua da Liberdade, o Central Park, o Empire State Building e a Times Square.
O Museu Americano de História Natural, o Metropolitan Museum of Art e o Whitney Museum of Art abrigam milhares de artefatos, obras de arte e fósseis do mundo todo. Você pode ir de balsa do porto de Nova York até a Liberty Island e ver a Estátua da Liberdade de perto. Desde 1888, esta escultura neoclássica é uma das melhores atrações de Nova York. Também emblemático, o Empire State Building tem 2 observatórios que oferecem vistas panorâmicas para a cidade e os seus arredores.
A Times Square se destaca em Midtown Manhattan, pura ostentação com luzes de neon, enormes outdoors e espetáculos premiados. Uma viagem a Nova York só fica completa se você assistir a um espetáculo na Broadway. O Distrito dos Teatros tem mais de 40 teatros de padrão internacional, com espetáculos de dança e musicais acontecem o ano todo. O Central Park é ideal para famílias devido aos seus carrosséis históricos, grandes playgrounds, belas trilhas e jardins exuberantes.
Com tantas opções de lojas, fazer compras em Nova York é uma experiência, no mínimo, empolgante. Cada bairro oferece alguma coisa diferente, mas todos vão satisfazer os seus desejos de consumo. Os mercados vendem produtos frescos e caseiros de agricultores locais de todo o estado. Nos shoppings, você encontra marcas mundialmente conhecidas, tanto de roupas mais casuais como de alta costura.
Por exemplo, a Madison Avenue no Upper East Side atrai os ricos e famosos com as suas butiques de alta costura, joalherias sofisticadas e shoppings de luxo. Algumas lojas que precisam estar na sua lista são Saks Fifth Avenue, Bloomingdale’s e Bergdorf Goodman. A Macy’s na Herald Square é uma loja de departamentos emblemática em Nova York que vale a pena conhecer o ano todo, principalmente no Natal, quando fica mais movimentada também.
East Village e Midtown têm lojas de roupas vintage, de informática e lojas tradicionais de fotografia. Já o SoHo oferece uma boa variedade de opções de compras, de marcas de alta costura a artigos de decoração modernos e livros usados. Também no SoHo está o Nolita, norte de Little Italy, um charmoso bairro com ruas estreitas de paralelepípedos e vitrines inusitadas. É uma área charmosa e moderna, onde você encontra principalmente butiques vintage e lojas especializadas.
Se você quiser um pouco de tudo isso em um único lugar, o West Village abriga a Bleecker Street e o Greenwich Village. O Park Slope é a principal área de compras do Brooklyn, onde você pode encontrar tesouros vintage e marcas independentes. Muitas lojas estão em edifícios de tijolos característicos do bairro.
Nova York à noite é uma experiência totalmente diferente, afinal, ela é a cidade que nunca dorme. Há muitos lugares excelentes. Alguns são ótimos para famílias e casais, enquanto outros são ideais para curtir uma noite divertida com os amigos. Os teatros da Broadway exibem musicais, dramas e comédias premiadas. Alguns dos teatros mais populares da cidade incluem o Broadway Theatre, o New Amsterdam Theatre e o Shubert Theatre. Enquanto isso, o Lincoln Center é palco regular de apresentações clássicas da Orquestra Filarmônica de Nova York.
Se quiser dar umas boas risadas, a Times Square tem dezenas de clubes de comédia onde ícones como Jay Leno, Jim Carrey e Jerry Seinfeld começaram as suas carreiras. Que tal ver a cidade ao entardecer? O Empire State Building oferece vistas panorâmicas de Nova York em seus deques de observação no 86º e 102º andares. Programe a sua visita para um pouco antes do pôr do sol para ver as cores e os movimentos fascinantes dessa cidade.
A cena de jazz de Nova York é próspera e o Harlem abriga vários clubes de jazz e salas de concerto. Neste bairro vibrante você pode dançar swing, música latina, Bebop e jazz o ano todo. Bill’s Place, Minton’s Playhouse e Showman’s Jazz Club são paradas obrigatórias para os amantes da música. Além disso, você pode aprender sobre a história do jazz no Museu Nacional do Jazz. Ele abriga exposições, fotografias, arquivos de áudio e vídeo interessantes. Você pode curtir ainda mais clubes de jazz em Greenwich Village, deixando a música rolar pela madrugada adentro. Se quiser uma noitada típica com drinques e música para dançar, vá ao Meatpacking District e descubra restaurantes inovadores, bares e casas noturnas da moda.
O cenário gastronômico de Nova York tem alguns dos melhores restaurantes do mundo, quiosques de rua e lanchonetes. Você encontra cadeias de fast food e cafeterias em toda a cidade, especialmente em áreas turísticas como a Times Square. No entanto, os vários bairros da cidade oferecem opções gastronômicas ecléticas e únicas.
Por exemplo, Sunset Park é uma comunidade em South Brooklyn com muitos restaurantes asiáticos (lado leste) e latino-americanos (lado oeste). A Chinatown de Manhattan é o lugar ideal para comer sem gastar muito. Existem centenas de restaurantes que servem pratos do sudeste da Ásia, de Hong Kong e da China continental. Também em Manhattan, Koreatown tem locais simples que funcionam 24 horas e servem pratos clássicos como bibimbap (arroz com legumes e carne), gimbap (rolinhos de arroz e alga) e guisado de kimchi.
Os nova-iorquinos levam o brunch muito a sério, especialmente os moradores do Upper East Side. Lá você pode ver as elites da cidade saboreando pratos e bebidas refinados nas calçadas de cafeterias elegantes. O cenário gastronômico diversificado do Queens tem opções da Europa, do Oriente Médio e da Ásia. Por fim, Astoria é uma comunidade arborizada com trattorias e tabernas familiares. Ao pôr do sol, os pubs e as cervejarias locais atraem as pessoas que querem saborear uma cerveja. De pratos clássicos americanos em ambientes descontraídos a jantares luxuosos em restaurantes com estrelas Michelin, há sempre algo de interessante no cenário gastronômico da Big Apple. Seja qual for a sua preferência, só não dá para ficar sem provar uma fatia da famosa pizza de Nova York de umas das pizzarias tradicionais da cidade.
Nova York sempre foi uma cidade segura para os viajantes, graças à vigilância da polícia em bairros com grande concentração de turistas, como Manhattan e Staten Island. No entanto, outras áreas da cidade também podem ser exploradas pelos turistas. O Brooklyn está repleto de locais para famílias, incluindo o Jardim Botânico do Brooklyn, o Prospect Park e Coney Island. Normalmente, Nova York é muito segura durante o dia, então você pode conhecer os seus vários pontos turísticos com tranquilidade.
Onde quer que você esteja na cidade, é sempre bom seguir as dicas de segurança mais comuns. Se estiver dentro do metrô lotado, mantenha a sua carteira dentro da mochila ou no bolso da frente. Explorar a cidade à noite é bastante seguro, mas preste atenção ao que acontece à sua volta. Recomendamos ficar em áreas de vida noturna agitada, como a Broadway e a Times Square.