9 melhores pontos turísticos do Chile

O destino oferece atrações boas para qualquer época do ano

O Chile, localizado no mesmo continente que o Brasil e distante do nosso país por poucas horas de voo, reserva passeios turísticos para todos os gostos e bolsos, ao longo de seu território que contempla desde o Oceano Pacífico à Cordilheira dos Andes. Extenso em comprimento e estreito na largura, o país é bastante peculiar em termos de distribuição, mas que apresenta pontos turísticos bem interessantes e diferentes uns dos outros.

Para ajudar você a se programar e encontrar o passeio que mais se adequa ao seu estilo como viajante, separamos os dez melhores pontos turísticos que comprovam que o Chile reserva boas opções para suas férias e tem paisagens de tirar o fôlego, fazendo com que você ter vontade de retornar inúmeras vezes ao país e fique com um gostinho de quero mais.

Confira opções de hotéis no Chile!

1. Parque Nacional Torres del Paine

Considerado como uma das principais reservas da América do Sul


Ideal para: Aventura


Localizado na região de Puerto Natales, o parque abriga belíssimas paisagens, sendo um excelente passeio para aqueles que prezam pelo contato com a natureza e buscam um pouco de descanso do agito da cidade. Lá, você poderá curtir cachoeiras, lagoas de águas azul turquesa, avistar as geleiras, praticar treeking e muito mais. São quase 200 km que podem ser percorridos mediante a compra de ingresso que dá direito a três dias de visita ao parque nacional. Com certeza, um passeio inesquecível.

Localizada praticamente em um dos extremos da terra, ao sul das Cordilheiras dos Andes, quem vai a Torres del Paine se sente como um dos poucos habitantes da terra e fica de queixo caído com a imensidão da beleza natural que se encontra por lá. Ah! E não se esqueça das roupas típicas para passear por lá: gorros, cachecóis, luvas e tudo mais para encarar um frio de arrepiar.

Reserve seu hotel em Torres del Paine!

Destination card image

Parque Nacional Torres del Paine

2. Lagunas Miscanti y Miniques

As lagoas são separadas por uma pequena faixa de terra

Foto de <a href="https://pixabay.com/pt/photos/chile-laguna-miniques-deserto-3875419/" target="_blank" rel="noreferrer"> superviaggi</a> (<a href="https://creativecommons.org/share-your-work/public-domain/cc0/" target="_blank" rel="noreferrer">CC0</a>)  modificada

Ideal para: Foto, Aventura


Exuberante, fascinante e deslumbrante. Esses três adjetivos são pouco para descrever a beleza das Lagunas Miscanti y Miniques, em San Pedro de Atacama, vilarejo no norte do Chile, a 2.450 metros de altitude e a cerca de 100 km de Calama, cidade mais próxima que dispõe de um aeroporto. Situado no deserto de mesmo nome, o local vive no imaginário de quem é amante da natureza e de viagens mais rústicas e que sonha em visitar os mais belos pontos turísticos do planeta.

A vegetação típica, o lago e o vulcão ao fundo integram uma paisagem inesquecível e tornam este ponto turístico único, oferecendo ao turista uma vista que vai muito além da tradição imagem desértica. O Deserto do Atacama é o lugar para quem deseja desfrutar de paisagens incríveis e bastante variadas.

Planeje seu passeio com antecedência, agende a visita com alguma das agências locais que oferecem o serviço e desfrute de toda paz que o Atacama pode proporcionar.

Confira as opções de hospedagem e reserve seu hotel em San Pedro do Atacama!

Destination card image

Lagunas Miscanti y Miniques

3. Ahu Tongariki

Os Moais são uma das mais importantes caraterísticas do local


Ideal para: História, Foto, Aventura


Quando se fala na emblemática Ilha de Páscoa, a primeira imagem que vem à cabeça é a das estátuas gigantes de 220 metros – ou moais, como preferir, que foram construídos para cultuar aos antepassados – enfileiradas de costas para o mar, na praia Hotu´iti.

Ahu Tongariki é, simplesmente, o lugar mais visitado de toda Ilha de Páscoa. São, ao todo, 15 moais que parecem observar o vulcão Rana Raraku. Os arqueólogos dizem que cada estátua representa uma pessoa que realmente existiu e que, por terem características próprias, podem ter sido criadas em “homenagem” a antigos reis e governantes dos Rapa Nui. Quem já assistiu ao nascer do sol neste ponto da ilha garante que é inesquecível.


Abre: Diariamente, das 07h ás 17h30

Destination card image

Ahu Tongariki

4. Ranu Raraku

Rano Raraku é uma cratera vulcânica


Ideal para: História, Foto


Ranu Raraku é mais um ponto turístico localizado na Ilha de Páscoa. O local representa um grande sítio arqueológico conhecido popularmente como “antiga fábrica de Moais”.

A sensação de ver de tão perto as estátuas erguidas pelo Rapa Nui é indescritível. Nesta cratera vulcânica eram esculpidas as estátuas que, atualmente, estão espalhadas por toda Ilha.

Na base do extinto vulcão é possível avistar uma grande concentração de moais de vários tamanhos e formatos.


Abre: Diariamente, das 09h ás 17h30

Destination card image

Ranu Raraku

5. Vale da Lua e Vale da Morte

Um paraíso natural muito visitado


Ideal para: Foto, Aventura


Eis uma atração que fica bem perto San Pedro de Atacama, sendo também uma das mais tradicionais para quem visita este destino. Prepare-se para caminhar muito durante o passeio que oferece paisagens surreais e a sensação de estar numa cena do filme “Perdido em Marte”, com o ator Matt Damon.

É impossível não se admirar com a perfeição da natureza ao assistir ao pôr do sol no Vale da Lua – ou Valle de la Luna, em espanhol. Além dos dois vales, é possível dar uma esticadinha até a Pedra do Coyote, de onde se pode admirar mais belas paisagens do deserto.

Destination card image

Vale da Lua e Vale da Morte

6. Sky Costanera

Uma vista panorâmica da cidade de Santiago


Ideal para: Foto


Para admirar a cidade de Santiago e as mágicas Cordilheiras dos Andes, suba os 60 andares desta torre, que oferece uma vista panorâmica privilegiada para o turista. De lá, é possível avistar ainda os cerros San Cristóbal e Santa Lucia, além de outros pontos turísticos da cidade. Prepare sua máquina fotográfica ou seu smartphone e planeje o passeio para o final da tarde, próximo ao pôr do sol.

Aproveite ainda o início da noite para ver a cidade toda iluminada lá de cima. Vale lembrar que a presença dos Andes como cenário de fundo torna tudo mais especial e único.


Localização: Av. Andrés Bello 2425, Providencia, Región Metropolitana, Chile

Telefone: +56 2 2916 9269

Destination card image

Sky Costanera

Av. Andrés Bello 2425, Providencia, Región Metropolitana, Chile

7. Geiser del Tatio

Uma das melhores atrações do deserto do Atacama

Foto de <a href="https://pixabay.com/pt/photos/g%C3%AAiser-deserto-atacama-chile-sol-5252504/" target="_blank" rel="noreferrer"> Nelli B </a> (<a href="https://creativecommons.org/share-your-work/public-domain/cc0/" target="_blank" rel="noreferrer">CC0</a>)  modificada

Ideal para: Foto, Aventura


Este é um dos passeios com maior procura pelos turistas que vão a San Pedro do Atacama, o lugar em que nunca chove. A visita ao geiser começa bem cedinho, por volta das 4h30 da manhã, pois para poder vê-lo em atividade e com o vapor jorrando, é necessário que o clima esteja mais frio.

Os geiseres são uma espécie de “pequenos vulcões” que entram em erupção de tempos em tempos. Uma curiosidade: o Geiser del Tatio é considerado o terceiro maior campo de geiseres do mundo, abrigando alguns bem grandes e outros menores. Aproveite a visita ao geiser e dê uma esticadinha até o “Pozón Rústico”, uma terma com águas bem quentinhas.


Localização: B-245, Antofagasta, Calama, Antofagasta, Chile

Telefone: +56 9 521 54756

Destination card image

Geiser del Tatio

B-245, Antofagasta, Calama, Antofagasta, Chile

8. Lago Llanquihue

Destino ideal para esticar os pés em caminhadas

Foto de <a href="https://pixabay.com/pt/photos/vulc%C3%A3o-calbuco-lago-llanquihue-calma-1113200/" target="_blank" rel="noreferrer">ffuenzalida0</a> (<a href="https://creativecommons.org/share-your-work/public-domain/cc0/" target="_blank" rel="noreferrer">CC0</a>)  modificada

Ideal para: Foto, Aventura


Na região dos Lagos Andinos e ao norte da Patagônia está Puerto Varas, uma das cidades bem próximas do Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile, com cerca de 860 km de superfície.

Passeie de barco, de bicicleta ou a pé para desfrutar da bela paisagem, contemplar o vulcão Osorno e mergulhar mais afundo na cultura chilena.

Uma dica: vá parando ao longo do percurso pelo lago e admirando a vista para o lago, que vai se modificando a cada trecho.

Destination card image

Lago Llanquihue

9. Cerro San Cristobal

Uma das atrações imperdíveis de Santiago

Foto de <a href="https://pixabay.com/pt/photos/santiago-san-cristobal-hill-970297/" target="_blank" rel="noreferrer">jeblumel0</a> (<a href="https://creativecommons.org/share-your-work/public-domain/cc0/" target="_blank" rel="noreferrer">CC0</a>)  modificada

Ideal para: Foto, Aventura


Suba de funicular (uma espécie de bondinho) para ter acesso a uma das mais belas vistas de Santiago. Este parque é uma boa opção de passeio para viajantes de todas as idades, pois integra uma grande área verde com piscina e zoológico.

O ponto alto do Cerro é a imagem de La Virgen de la Inmaculada Concepción. É de lá também que você poderá avistar a cidade e todo o encanto da capital chilena, que apresenta uma deliciosa gastronomia com muitos frutos do mar e pescados, além de construções antigas e muita história.


Localização: Pedro Bannen, Providencia, Recoleta, Región Metropolitana, Chile

Abre: Diariamente, das 10h ás 8h

Destination card image

Cerro San Cristobal

Pedro Bannen, Providencia, Recoleta, Región Metropolitana, Chile

Gustavo Souza
Viajante compulsivo

Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.

Planeje agora sua viagem