Também conhecido como Mercadão, o Mercado Municipal de São Paulo atrai uma grande quantidade de visitantes ao longo de todo o ano, tanto pela sua diversidade de sabores, quanto pela sua localização, na região central da cidade. A arquitetura do local também chama a atenção e rende lindas fotos e vídeos. Mas o grande destaque do Mercado Municipal é a variedade de restaurantes e estandes de comida que ocupam o enorme espaço.
Se você quer passar por uma verdadeira experiência gastronômica na capital paulista, o Mercado Municipal não pode faltar no seu roteiro de viagem à cidade de São Paulo. Como o ponto turístico fica perto de outras importantes atrações da cidade, você pode incluir mais opções de passeios nos arredores quando for visitar o Mercado Municipal. Uma dica é ir de metrô, descer nas estações São Bento, Sé ou Luz e andar alguns minutos até o local.
Mercado Municipal: este ponto de interesse é um dos destaques nos artigos 8 passeios para fazer em São Paulo e 12 melhores coisas para fazer em São Paulo. Confira todas as informações sobre São Paulo aqui.
Um dos grandes destaques gastronômicos do Mercado Municipal é o sanduíche de mortadela, um lanche de pão francês com uma porção bastante generosa do embutido, do Bar do Mané. Mas o Mercadão tem uma enorme variedade de sabores e delícias. Com muitos estandes de frutas, queijos, doces, vinhos, peixes, especiarias, castanhas e frutos do mar, o Mercado Municipal é uma ótima oportunidade para experimentar um pouco de cada categoria.
Em algumas barracas, você consegue provar gratuitamente os alimentos e, se gostar, pode comprar as quantidades que quiser. Assim, o Mercadão é ideal para almoçar em um dos vários restaurantes ou apenas degustar novos sabores e fazer um lanche. O Hocca Bar é uma boa alternativa para comer um saboroso bolinho de bacalhau ou uma porção de pastel, junto de um chope gelado.
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, no aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal foi construído no lugar do Mercado Central, que era um centro comercial a céu aberto.
Um dos destaques do Mercado Municipal vai para o incrível projeto arquitetônico da construção, assinado pelo engenheiro Felisberto Ranzini, conhecido também pela ideia do Theatro Municipal e da Pinacoteca. Sua estrutura de 12.600 metros quadrados é marcada por colunas e vitrais coloridos que chamam bastante a atenção de quem visita o Mercadão.
Em 2004, o Mercado Municipal passou por um processo de restauração do seu edifício, o que, além de recuperar as suas fachadas, gerou um mezanino, utilizado atualmente para alocar alguns restaurantes e quiosques. Já no ano de 2006, o Mercadão recebeu o Mercado Gourmet, um espaço dedicado a eventos e cursos sobre gastronomia.
O Mercado Municipal fica no Centro Histórico de São Paulo, com outras diversas atrações para incluir no seu passeio pela cidade. Se quiser fazer compras, aproveite para conhecer a famosa Rua 25 de Março, com muitas lojas de rua e centros comerciais com artigos a preços bem em conta.
Para incrementar o roteiro cultural, duas boas opções são o Theatro Municipal e a Sala São Paulo. O primeiro tem um projeto arquitetônico diferenciado e decoração interna luxuosa, além de uma programação recheada de balés e óperas. Já a segunda é sede da Orquestra Sinfônica do Estado e recebe concertos de música instrumental e se destaca também pela Loja Clássicos, que vende artigos exclusivos do universo da música.
Nas proximidades do Mercado Municipal, você pode visitar a Pinacoteca, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé, na região do Marco Zero da capital.
Localização: R. Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01024-900, Brasil
Abre: De segunda a sábado das 6h às 18h.
Domingos e feriados das 6h às 16h.
Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.