Com os seus bares e as suas casas noturnas, a Mem de Sá é conhecida como reduto do samba e da carioquice há mais de 100 anos. Depois de passar um dia na praia ou curtindo a natureza da Cidade Maravilhosa, a avenida é uma ótima opção para aproveitar a noite. Você pode se divertir em uma roda de samba com direito a canjas de artistas famosos, tomar uma caipirinha acompanhada por petiscos tradicionais e também conhecer um pouco da história da arquitetura do Rio com uma visita aos Arcos da Lapa.
Avenida Mem de Sá no Rio de Janeiro: este ponto de interesse é um dos destaques no artigo As 10 ruas mais populares do Rio de Janeiro. Confira todas as informações sobre Rio de Janeiro aqui.
A Mem de Sá foi inaugurada em 1906 em uma das grandes reformas urbanas da cidade, com a demolição de casas, casebres e cortiços da área. As origens simples da avenida se refletiram na sua reencarnação como reduto boêmio para a população mais pobre, com cabarés, botequins, gafieiras e casas de prostituição, e o local de nascimento do chamado “malandro carioca”.
Entre as décadas de 1920 e 1930, o local se tornou ponto de encontro também de grandes nomes do samba, como Noel Rosa, Ismael Silva e Nelson Cavaquinho, os cantores Francisco Alves e Araci de Almeida, o poeta Manuel Bandeira e até mesmo Carlos Lacerda, o governador da Guanabara. O frequentador mais famoso da época foi Madame Satã, codinome do transformista, capoeirista e malandro João Francisco dos Santos.
Sinônimo da mais pura carioquice, os bares e as casas de show são os principais destaques na Avenida Mem de Sá. Um dos mais tradicionais é o Carioca da Gema, que ocupa um dos últimos casarões centenários do bairro e foi inaugurado em 2000. Além de oferecer petiscos, como empadas e espetinhos, e uma cerveja bem gelada, o bar é palco de encontro de grandes nomes do samba, como o cantor e compositor Arlindo Cruz, a saudosa Dona Ivone Lara, primeira mulher a assinar um samba-enredo, e da quase entidade do samba Zeca Pagodinho. Para os mais ecléticos, a casa também tem apresentações de jazz.
Outros locais de destaque para conferir uma roda de samba é o Sarau Rio, onde você pode saborear uma feijoada bem tradicional. Já o Leviano Bar também tem shows de bandas de música pop e oferece jarras de drinques para dividir com os amigos, como o Amor Leviano, uma mistura de frutas vermelhas e espumante.
Um verdadeiro símbolo da gastronomia da Lapa desde 1926 é o Restaurante Cosmopolita, que fica na Travessa do Mosqueira, pertinho da Avenida Mem de Sá. Nos anos 30, o diplomata gaúcho Oswaldo Aranha sempre pedia ao cozinheiro para preparar um filé alto com alho frito, arroz, farofa de ovo e batata portuguesa. A moda pegou e hoje é possível pedir um filé a Oswaldo Aranha no Rio inteiro. Outros restaurantes do bairro também oferecem pratos que estão no cardápio há décadas, como o cabrito com brócolis, a canja de galinha e o chucrute.
Ao caminhar pela Avenida Mem de Sá, você encontra uma das atrações mais famosas do Rio: os Arcos da Lapa. Essa estrutura fazia parte do Aqueduto do Carioca, inaugurado em 1750 para transportar a água da nascente do Rio Carioca para a população da cidade. Formada por 42 arcos em estilo romano, a estrutura tem 270 m de extensão e 17,6 m de altura. Os arcos foram construídos com uma mistura inusitada de pedra, cal e óleo de baleia e vão do morro de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas.
Hoje os arcos servem de via para o bondinho, que liga o Centro do Rio e Santa Teresa e é o começo de um passeio bem divertido até esse bairro conhecido como reduto de artistas.
Localização: Rua Mem de Sá, Centro, Rio de Janeiro, RJ, 20021-280, Brasil.
Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.