As estações de trem de Londres datam do final do século 19 e ainda são bem frequentadas nos dias atuais. Em uma metrópole desse tamanho, nenhuma estação ferroviária poderia sozinha atender a um volume tão grande de passageiros. Mais de uma dezena de estações de linha principal operam no centro da cidade. A maioria está nesta lista, mas há outras como Marylebone, Cannon Street, Moorgate, Farringdon e Blackfriars. De maneira geral, é a localização do destino que determina o local de partida: as estações no sul de Londres atendem a cidades localizadas ao sul e assim por diante.

Diversas operadoras detêm as concessões para administrar os serviços ferroviários. Em geral, dá para comprar bilhetes de última hora, mas, no caso de viagens longas, você pode receber um desconto reservando com antecedência. Além disso, algumas delas são atrações imperdíveis de Londres por si só. Para ajudar você a se orientar, consulte este guia sempre que se perguntar em qual estação de Londres você deve ir para chegar ou sair da capital britânica.

  • 1

    Waterloo

    A maior e mais movimentada estação da Grã-Bretanha

    Waterloo
    • História
    • Foto

    Waterloo é uma das poucas estações principais ao sul do rio Tâmisa. Cerca de 94 milhões de usuários utilizam as suas 24 plataformas. Tem uma localização conveniente perto de SouthwarkSouth BankLambeth, mas você pode ir andando até Westminster. Muitos dos seus trens atendem uma área relativamente pequena, mas bastante povoada, viajando para cidades em SurreyHampshire e Berkshire.

    A West of England Main Line atende os destinos até Exeter, embora os passageiros costumem partir da estação Paddington para chegar lá. Waterloo também é o terminal da South Western Main Line, que conecta Londres às cidades litorâneas de Southampton e Weymouth. Com a conexão direta para Portsmouth, é possível acessar o serviço de ferry para a Ilha de Wight. No início, o Eurostar saía de Waterloo, mas o terminal londrino desses trens internacionais agora é St Pancras.

    Leia mais

    Localização: Waterloo Rd, Bishop's, Londres SE1 8SW, Reino Unido

    Abre: De segunda a sexta-feira das 4h30 à 1h05. Sábados das 4h30 à 1h45. Domingos das 5h30 à 1h05.

    Telefone: +44 (0)3457 114141

    Mapa
  • 2

    Paddington

    Veja o famoso urso na plataforma 1

    Paddington
    • História
    • Foto

    A estação Paddington deve o seu design esplêndido ao grande Isambard Kingdom Brunel. Embora o edifício tenha sido reformado, ainda guarda as suas características originais. Hoje a estação é famosa pela estátua do Urso Paddington, que fica embaixo de um relógio na plataforma 1. A estação fica a oeste do centro da cidade, mas é prática para bairros como Notting Hill e Little Venice. Paddington também é a parada final do Heathrow Express.

    De lá você pode embarcar em um trem de longa distância para BathBristolCardiffExeterPlymouth. Outras estações de destaque na rede GWR incluem ReadingCheltenhamOxfordSwindon. Quem vai para Penzance usando os trens Night Riviera viajam no único serviço de leito que começa e termina na Inglaterra.

    Localização: Praed St, Paddington, Londres, Reino Unido

    Abre: Aberta 24 horas, todos os dias.

    Telefone: +44 (0)3457 114141

    Mapa
  • 3

    King’s Cross

    Terminal sul da principal linha da costa leste

    King’s Cross
    • História
    • Foto

    King's Cross liga Londres a Edimburgo, na Escócia, seguindo quase o mesmo percurso da rodovia A1. Indo para o norte, o trem para em PeterboroughGranthamNewark e Retford. Depois, faz escala em Doncaster e em Leeds, em Yorkshire, e segue para Newcastle-upon-Tyne e Durham, no nordeste. Outras operadoras de King's Cross incluem Grand Central para Bradford, First para Hull e serviços de transporte suburbano operados pela Thameslink e Great Northern.

    No entanto, a plataforma mais famosa da estação não leva a lugar nenhum. Cinéfilos e leitores vorazes conhecem a Plataforma 9¾ da saga Harry Potter. Preste atenção no carrinho de bagagem com uma gaiola de coruja e malas embutido na parede. 6 linhas do metrô de Londres passam direto pela estação, e a Circle Line fica a poucos passos pela Euston Road. Os arredores do antigo distrito da luz vermelha de Londres foram revitalizados. As lojas e os restaurantes de luxo do Coal Drops Yard ficam logo atrás da estação.

    Leia mais

    Localização: Euston Rd, Kings Cross, Londres N1 9AL, Reino Unido

    Abre: De segunda a sexta-feira das 5h à 1h36. Sábados das 5h à 1h11. Domingos das 5h30 à 1h36.

    Telefone: +44 (0)3457 114141

    Mapa
  • 4

    St Pancras International

    Conexões ferroviárias de alta velocidade nacionais ou internacionais

    St Pancras International
    • História
    • Foto

    St Pancras foi o terminal da Midland Railway. Hoje os trens ainda atendem destinos em East Midlands, como NottinghamLeicesterLincoln. Os serviços da High Speed 1 para Kent também começam na estação. A Thameslink opera trens que cruzam Londres e fazem escala em St Pancras na rota de Bedford para Brighton. Eles também param no aeroporto de Luton.

    No entanto, a estação St Pancras é mais conhecida como a casa do Eurostar. Saindo desse lugar histórico, você pode chegar a Paris ou Bruxelas em menos de 3 horas.Até Amsterdã, é um pouco menos de 4 horas. O bairro turístico de Camden não fica longe da estação. Fitzrovia está do outro lado da Euston Road.

    Leia mais

    Localização: Euston Rd, Kings Cross, Londres N1C 4QP, Reino Unido

    Abre: Aberta 24 horas, todos os dias.

    Telefone: +44 (0)2078 437688

    Mapa

    foto de Przemysław Sakrajda (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 5

    Liverpool Street

    Conexões de alta velocidade para o litoral e o interior

    Liverpool Street
    • História
    • Foto

    A estação Liverpool Street fica no coração do distrito financeiro da cidade, relativamente perto da Catedral de São Paulo e da Torre de Londres. Essa estação suburbana é a 3ª mais movimentada do Reino Unido, registrando mais de 64 milhões de passageiros em um ano típico. Além disso, é uma das 4 estações da edição britânica do jogo de tabuleiro Monopoly.

    Atende a região de East Anglia, incluindo EssexCambridgeshireHertfordshireNorfolkSuffolk. Os destinos de visitantes incluem Norwich e Cambridge. A estação Liverpool Street, que também é o terminal do serviço aeroportuário Stansted Express, se conecta a várias linhas do metrô de Londres, incluindo a Central Line e a Circle Line. Lá você encontra uma variedade de lojas, sendo que muitas ocupam um mezanino com uma vista incrível do saguão.

    Localização: Liverpool St, Londres EC2M 7PY, Reino Unido

    Abre: Segundas, sextas-feiras e sábados das 3h10 à 1h03. De terça a quinta-feira das 4h à 1h03. Domingos das 3h40 à 1h03.

    Telefone: +44 (0)3457 114141

    Mapa
  • 6

    Fenchurch Street

    Uma linha suburbana que liga o sul de Essex à cidade de Londres

    Fenchurch Street
    • História
    • Foto

    Localizada perto da Torre de Londres e do rio Tâmisa, a estação Fenchurch Street é uma das menores estações principais da capital britânica. A operadora c2c transporta mais de 17 milhões de passageiros por ano até destinos em East London e Essex. O ponto mais distante da linha é Shoeburyness, na extremidade leste de Southend-on-Sea.

    A estação Fenchurch Street é incomum porque não se conecta direto à rede de metrô de Londres. No entanto, a estação Tower Hill fica a poucos passos. Às vezes, os serviços noturnos são transferidos para a estação vizinha Liverpool Street, ainda mais devido às intervenções técnicas e de manutenção que ocorrem nos fins de semana.

    Localização: Fenchurch Place, Londres EC3M 4PB, Reino Unido

    Abre: De segunda a sexta-feira das 5h à 0h34. Sábados das 5h à 0h41. Domingos das 5h à 0h11.

    Telefone: +44 (0)3457 444422

    Mapa

    foto de Joshua Brown (CC BY-SA 2.0) modificada

  • 7

    London Bridge

    A quarta estação ferroviária mais movimentada da capital do Reino Unido

    London Bridge
    • História
    • Foto

    A estação London Bridge fica em Southwark, perto do The Shard e do Borough Market. Essa estação movimentada, ao sul do rio Tâmisa, é principalmente uma estação suburbana. Cerca de 56 milhões de pessoas passam por ela todos os anos. É uma das estações mais chiques de Londres graças a uma reforma concluída em 2017.

    As rotas incluem o sudeste da capital britânica e muitas cidades em Kent e Sussex, além de destinos ao norte. A London Bridge também se conecta a outras estações principais, incluindo Waterloo, Blackfriars, Cannon Street e Charing Cross. Ela também compartilha o nome com a estação de metrô adjacente, que fica nas linhas Northern e Jubilee.

    Localização: Station Approach Rd, Londres SE1 9SP, Reino Unido

    Abre: De segunda-feira a sábado das 4h à 1h. Domingos das 6h à 1h.

    Mapa
  • 8

    Victoria

    A 2ª estação mais movimentada de Londres

    Victoria
    • História
    • Foto

    Para chegar na estação Victoria, pegue um trem para Londres no aeroporto de Gatwick. Cerca de 74 milhões de passageiros usam a estação todos os anos, mas nem todos são turistas. A Victoria é uma estação movimentada que atende KentSurreySussex. Os trens levam viajantes de lugares como BromleyBrightonEastbourneEpsomDorkingCroydon até a capital.

    A estação Victoria tem uma variedade de instalações, incluindo muitas lojas, cafeterias e restaurantes. As linhas Circle, District e Victoria da rede de metrô param aqui. Da estação, você pode caminhar até atrações importantes de Londres, como a Abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham.

    Localização: Victoria St, Victoria, Londres SW1E 5ND, Reino Unido

    Abre: De segunda-feira a domingo das 4h à 0h45. Sextas-feiras e sábados 15 minutos antes dos trens da 1h10, das 2h10 e das 3h10.

    Telefone: +44 (0)3432 221234

    Mapa

    foto de Ewan Munro (CC BY-SA 2.0) modificada

  • 9

    Euston

    A primeira estação interurbana de Londres

    Euston
    • História
    • Foto

    London Euston é o terminal da West Coast Main Line. É uma das 3 estações principais da Euston Road, no bairro de Camden, junto com a King's Cross e St Pancras International. Cerca de 71 milhões de pessoas saem todos os anos de Euston rumo a Birmingham, ao noroeste da Inglaterra (incluindo Manchester e Liverpool) e à Escócia. Os serviços da High Speed 2 às vezes terminam em Euston.

    Também é desse lugar que parte o Caledonian Sleeper, trens noturnos que ligam Londres à Escócia: eles seguem para Edimburgo ou Glasgow, onde se dividem, e cada parte continua o trajeto para destinos como Aberdeen e Inverness.

    Leia mais

    Localização: Euston Road, Londres NW1 2DU, Reino Unido

    Abre: De segunda a sexta-feira das 4h30 à 1h34. Sábados das 4h30 às 2h. Domingos das 5h15 à 1h34.

    Telefone: +44 (0)3457 114141

    Mapa
  • 10

    Charing Cross

    A estação principal mais central de Londres

    Charing Cross
    • História
    • Foto

    A estação Charing Cross fica bem no coração do centro de Londres, no cruzamento de 6 vias importantes e a poucos passos de grandes atrações turísticas, como a Coluna de Nelson, Covent Garden e os teatros do West End.

    Todos os serviços ferroviários de Charing Cross são operados pela empresa South Eastern Trains. Os trens expressos e com paradas atendem grande parte de Kent, passando por Tonbridge, Sevenoaks, Ashford e Folkestone, e terminando em Dover. Outros trens atravessam o norte do condado com destinos como Chatham e Ramsgate.

    Localização: Charing Cross, Londres WC2N 5DR, Reino Unido

    Abre: De segunda-feira a sábado das 4h30 à 0h50. Domingos das 6h30 à 0h46.

    Mapa