Enquanto a capital do país se desenvolveu com uma rapidez impressionante, muitas aldeias e cidades do Catar se mantém praticamente intocadas há décadas. Alguns desses locais foram abandonados no século passado, e as ruínas de casas, mesquitas e fortes contam a rica história de uma nação.

Se você estiver planejando uma viagem ao Catar e quiser fugir da agitação de Doha, recomendamos uma visita a essas vilas e cidades encantadoras. Alguns deles têm pontos de referência históricos e inigualáveis, então prepare a câmera para tirar fotos impressionantes durante a visita.

  • 1

    Al Khor

    Relaxe em uma ilha ou praia urbana

    Al Khor
    • Famílias
    • Grupos
    • Foto

    Al Khor já foi um famoso centro para o mercado de pérolas no Catar. A paisagem é dominada por três torres de vigia, algumas restauradas de acordo com a aparência original. Uma das melhores praias de Al Khor é a Al Thakira, onde você pode relaxar ao sol e se refrescar com a brisa suave. A pesca e os passeios de caiaque são algumas das atividades mais procuradas do local. Quem quiser um pouco de privacidade, pode ir até a Farkeh Beach ou a Al Khor Island, onde a Purple Island Beach é a principal atração.

    Os amantes da natureza podem admirar a beleza das paisagens e observar pássaros nos Manguezais de Al Thakira. Para ver as espécies singulares de plantas e aves (incluindo flamingos), a pedida é o passeio de caiaque pelos manguezais. Um passeio imperdível é Jazirat Bin Ghannam, uma ilha que recebe aves migratórias como flamingos e garças nos meses de inverno. A aproximadamente 50 quilômetros ao norte de Al Khor, as Gravuras rupestres de Al Jassasiya têm 874 petróglifos de marcas de copos, barcos, pegadas e símbolos.

    Mapa

    foto de Vincent van Zeijst (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 2

    Al Wakrah

    Conheça essa cidade do Catar que não para de crescer

    Al Wakrah
    • História
    • Foto

    Al Wakrah é exatamente o que você imagina quando pensa em uma típica cidade árabe. Apesar da proximidade com Doha, é um excelente lugar para fugir dos arranha-céus da capital. No píer você encontra a Al Wakrah Heritage Village, onde vai poder sentir o gostinho da vida medieval no Catar.

    Ao passear pelo labirinto de vielas e pátios do Souq Al Wakrah, você conhecerá a tradição da pesca e criação de pérolas que transformaram a pequena vila em uma grande cidade portuária. Confira também a mesquita restaurada do século XVII e o Forte Al Wakrah. Na praia, você pode ver a casa do xeque Ghanim Bin Abdulrahman Al-Thani, uma estrutura de importância histórica.

    Mapa

    foto de Alex Sergeev (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 3

    Mesaieed

    Parapente ou passeio nas dunas no deserto

    Mesaieed
    • Aventura
    • Casais

    Pequena cidade industrial entre Doha e Al Wakrah, Mesaieed se destaca pelas dunas, que a transformaram em destino de viagem de um dia cada vez mais procurado no Catar. Você pode andar de parapente ou saltar sobre as dunas em um veículo 4x4 enquanto o sol se põe sobre o deserto. Para relaxar após um dia repleto de aventuras, experimente jantar à luz de velas sob o céu estrelado antes de retornar a Doha.

    Por ser uma cidade pequena e industrial, Mesaieed oferece poucas opções de hospedagem. Contudo, a capital do Catar fica a apenas 40 minutos de viagem e muitos operadores turísticos oferecem passeios diários, que incluem embarque e desembarque no hotel. Recomendamos reservar o safári de oito horas no deserto com pelo menos 48 horas de antecedência.

    Mapa

    foto de Alex Sergeev (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 4

    Al Zubarah

    Visite esse Patrimônio Mundial da UNESCO

    Al Zubarah
    • História
    • Foto

    Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013, Al Zubarah é uma das cidades muradas mais impressionantes do Catar. Ela prosperou como centro comercial durante os séculos XVIII e XIX e foi abandonada no início do século XIX, quando o comércio de pérolas diminuiu. Felizmente, a areia que o vento trouxe do deserto preservou os restos de edifícios históricos, como palácios, casas com pátio central, cabanas de pescadores e mesquitas.

    Ao visitar Al Zubarah, conheça o forte de Qal'at Murair nas proximidades e admire a arquitetura islâmica em sua melhor forma, além de saber como o suprimento de água do deserto foi protegido e administrado.

    Mapa

    foto de Steven Byles (CC BY-SA 2.0) modificada

  • 5

    Al Rayyan

    Onde o novo e o antigo se encontram no Catar

    Al Rayyan
    • História
    • Compras

    Al Rayyan tem um centro histórico com fortificações intactas e mesquitas que datam dos séculos XVIII e XIX. A segunda cidade mais populosa do Catar tem excelentes opções para fazer compras, incluindo produtos de grife no Wathnan Mall e no Mall of Catar.

    Preste atenção à programação de concertos e conferências internacionais do Centro de Convenções Nacional do Catar, que faz parte da Fundação Catar. Nesse complexo de mais de mil hectares ficam o Sidra Hospital e o Qatar Science & Technology Park. Visite o Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna e veja exposições de arte contemporânea em Al Rayyan. O Al Shaqab, também fundado pela Fundação Qatar, é um centro equestre onde visitas guiadas contam os segredos do treinamento dos cavalos árabes.

    Mapa

    foto de TravelingOtter (CC BY-SA 2.0) modificada

  • 6

    Al Ruwais

    Conheça as misteriosas gravuras de Al Jassasiya

    Al Ruwais
    • História
    • Foto

    Al Ruwais já foi um dos mais importantes centros de pesca do Catar. A prova disso está nas cabanas históricas de pescadores que fazem você viajar ao passado. Acredita-se que a mesquita local do século XVII seja a mais antiga do país. Além das estruturas históricas e um grande porto, a maioria dos viajantes procura Al Ruwais para ver as gravuras de Al Jassasiya, que fica nas proximidades.

    Saindo de Al Ruwais, bastam cerca de 20 minutos para chegar às Gravuras rupestres de Al Jassasiya. Quase 900 gravuras em calcário retratam imagens de xícaras, navios, rosetas e pegadas. Embora existam dezenas de gravuras espalhadas por todo o Catar, as de Al Jassasiya são as mais impressionantes, datando de 1500 a.C.

    Mapa

    foto de Alex Sergeev (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 7

    Khawr al Udayd

    Saia da estrada para visitar o “Mar Interior” do Catar

    Khawr al Udayd
    • Casais
    • Famílias
    • História
    • Foto

    Khawr al Udayd fica ao lado da fronteira com a Arábia Saudita. Apelidado de “Mar Interior”, o assentamento é um dos poucos lugares do mundo onde o mar invade o deserto. O caminho até essa reserva natural do Catar passa longe do asfalto, mas vale a pena dirigir pelas dunas para relaxar nessas águas calmas.

    Khawr al Udayd é praticamente desabitado por seres humanos, permitindo que o ecossistema local prosperasse. Entre passeios nas dunas, banhos de mar e de sol, preste atenção nas espécies raras de animais, como tartarugas e dugongos. Se você tiver sorte, poderá ver a águia-pescadora que se aninha em uma ilhota e corre risco de extinção.

    Mapa

    foto de Isabell Schulz (CC BY-SA 2.0) modificada

  • 8

    Al Shamal (Madinat ash Shamal)

    Passeie por estruturas históricas e fortes em assentamentos abandonados

    Al Shamal (Madinat ash Shamal)
    • Casais
    • História

    O apelo turístico de Al Shamal está aumentando graças à abundância de aldeias históricas, belezas naturais e sítios arqueológicos. Embora tenha uma população de aproximadamente 5.000 habitantes, Al Shamal é conhecida como Madinat ash Shamal ou "Cidade do Norte" do Catar. Cercada pelo Golfo Pérsico, Al Shamal tem muitos trechos de litoral arenoso e as principais atrações são os assentamentos e fortes abandonados.

    Qalaat al Thaqab é uma das aldeias desertas mais fascinantes de Al Shamal, onde você pode explorar as ruínas de casas de estilo islâmico, cemitérios e fortificações muradas. Nas proximidades está o famoso sítio arqueológico de Al Zubarah, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013.

    Mapa

    foto de Alex Sergeev (CC BY-SA 3.0) modificada

  • 9

    Umm Salal Mohammed

    Visite algumas das melhores reservas naturais do Catar

    Umm Salal Mohammed
    • Famílias
    • História
    • Foto

    Situada a apenas 10 quilômetros ao norte de Doha, Umm Salal Muhammed é uma cidade fortificada, cheia de estruturas históricas e três áreas ambientais protegidas. No total, as reservas de Sunai, Wadi Sultan e Umm Al Amad abrangem quase 10 quilômetros quadrados de rica biodiversidade e vastas paisagens desérticas. Os amantes da natureza vão gostar de saber que a maior floresta artificial do mundo será montada ali.

    Se você tiver mais interesse em história do que em natureza, precisa conhecer as torres de vigia de Barzan do século XIX ou a Fortaleza de Umm Salal. Em Umm Salal Ali, você encontra cemitérios pré-históricos com mais de 5.000 anos de idade.

    Mapa
  • 10

    Al Jumail

    Veja ruínas de casas tradicionais, mesquitas e fortes

    Al Jumail
    • História
    • Foto

    Al Jumail é uma vila abandonada entre Al Arish e Al Ruwais, no município de Al Shamal, no Catar. Antes do crescimento econômico do Catar, o país dependia muito do comércio de pérolas e da pesca. Quando esses negócios ficaram obsoletos, cidades litorâneas como Al Jamail foram abandonadas, deixando um tesouro de estruturas históricas para os turistas visitarem.

    No geral, apenas as paredes e as portas das casas da cidade permanecem, mas o terreno está cheio de cacos de cerâmica, miçangas e utensílios domésticos. Além das fortalezas, a estrutura mais impressionante de Al Jumail é o minarete da mesquita. Quando bater o cansaço após visitar as ruínas da cidade, ande até a praia para relaxar e curtir a paisagem.

    Mapa

    foto de Alex Sergeev (CC BY-SA 3.0) modificada

Joshua Saunders | Autor colaborador