Se você está planejando uma viagem de férias para conhecer as melhores praias do nordeste do Brasil, confira as dicas a seguir e aproveite tudo o que esta região tem a oferecer. O Nordeste tem inúmeras praias maravilhosas, incluindo uma que já foi eleita a melhor praia do planeta, segundo uma pesquisa realizada por um importante site de viagens.

    O que você está esperando para começar a planejar a sua viagem pelo magnífico litoral brasileiro e conhecer destinos paradisíacos, repletos de surpresas deslumbrantes?

    1

    Maragogi, Alagoas

    Conheça o “Caribe brasileiro“

    Maragogi é um município localizado entre as capitais de Maceió e Recife, que oferece ao turista praias belíssimas com piscinas naturais de águas transparentes, tranquilas e com temperatura média de 30°C. O destino alagoano tem um cenário paradisíaco. Conta com 22 km de litoral e 9 praias, cada uma com suas peculiaridades. Entre as praias da região, as principais são Barra Grande, Burgalhau, Ponta de Mangue e Peroba.

    Não deixe de conhecer também as famosas galés, piscinas naturais de água cristalina com pequenos peixes, perfeitas para um mergulho. Veja também as piscinas naturais de Taocas, Barreira de Peroba e Barra Grande.

    Localização: Maragogi - AL, 57955-000, Brasil

    Mapa
    2

    Praia do Forte, Bahia

    Infraestrutura, águas cristalinas e passeios incríveis

    Localizada no litoral norte do estado da Bahia, a Praia do Forte é um distrito do município de Mata de São João, a 80 km de distância de Salvador. A orla da Praia do Forte possui apenas 14 km, mas a visita compensa muito. Há diversos cardumes coloridos em suas águas cristalinas, além do belo cenário com muitos coqueirais e piscinas naturais. A praia conta com toda a infraestrutura para receber os turistas: ótimos restaurantes, maravilhosos hotéis e passeios incríveis.

    Aqui está localizada uma das sedes do Projeto Tamar, sendo também uma área voltada para a preservação da mata nativa, abrigando a Reserva Ecológica Sapiranga, e para a preservação da baleia jubarte, por meio do Instituto Baleia Jubarte.

    Localização: Mata de São João - BA, 48280-000, Brasil

    Mapa
    3

    Porto de Galinhas, Pernambuco

    Um dos melhores destinos para passar o verão no Brasil

    Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, em Pernambuco, a 50 km do Aeroporto Internacional de Recife. A praia chegou a ser considerada pela Revista Viagem e Turismo, da editora Abril, a melhor do Brasil por 10 anos consecutivos. A região é formada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes, repletas de peixes coloridos e jangadas, deslizando de um lado para o outro na maré baixa.

    Por outro lado, o destino possui também praias com ondas fortes, ideais para o surfe, como a Praia de Maracaípe, um dos principais points dos surfistas. Já a praia de Muro Alto serve de ponto de encontro para os adeptos do esqui aquático, wakeboard e jet-ski.

    Localização: Porto de Galinhas, Ipojuca - PE, 55590-000, Brasil

    Mapa
    4

    Praia da Baía do Sancho, Fernando de Noronha

    Já foi eleita a melhor praia do mundo

    Localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, esta praia está entre uma das mais paradisíacas do mundo, de acordo com a imprensa especializada. A Praia da Baía do Sancho foi eleita a melhor praia do planeta por 3 vezes, segundo uma pesquisa realizada por um site de viagens.

    A praia é circundada por altas falésias e possui águas cristalinas e tranquilas, com uma diversificada vida marinha. Afinal, não é à toa que se tornou um dos maiores pontos de toda a região para a prática do mergulho. Durante o passeio pelo destino, os turistas podem visitar o mirante com vista panorâmica para o Morro Dois Irmãos, considerado um dos cartões-postais do arquipélago.

    Localização: Ilha Fernando de Noronha, 53990-000, Brasil

    Mapa
    5

    Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres

    Um paraíso de praias selvagens

    A Praia do Patacho fica a 10 km de São Miguel dos Milagres, no município de Porto de Pedras, em uma região conhecida como Rota Ecológica de Alagoas. Esta área recebe esse nome por abrigar praias selvagens, sem a estrutura de resorts ou hotéis e sem a presença de ambulantes e grandes eventos noturnos. A praia já recebeu 5 estrelas de pontuação do Guia Quatro Rodas, merecidamente.

    Este paraíso fica quase deserto durante a maior parte do ano, transformando-se no destino dos sonhos para qualquer viajante que procura por um oásis de sossego. Além disso, a Praia do Patacho oferece aos visitantes água morninha, recifes que formam piscinas naturais na maré baixa e coqueirais a perder de vista.

    Localização: Porto de Pedras - AL, 57945-000, Brasil

    Mapa
    6

    Praia da Canoa Quebrada, Ceará

    Dunas e falésias de cores avermelhadas

    Localizada a 12 km do município de Aracati, no Ceará, esta praia tem como a sua maior característica as dunas e as falésias de cores avermelhadas, que chegam a 30 metros acima do nível do mar. Canoa Quebrada é uma das praias mais visitadas do Ceará e já serviu de cenário para filmes, como “Bella Dona”, de Fábio Barreto (1997). O destino também abriga a Área de Proteção Ambiental de Canoa Quebrada, com cerca de 70 mil hectares.

    Se você está procurando um belo lugar para passar os dias de folia em fevereiro, não deixe de conferir o tradicional carnaval de Canoa Quebrada. Mas atenção, pois a festa é indicada para quem procura agito, não sossego e tranquilidade.

    Localização: Praia de Canoa Quebrada, Ceará, Brasil

    Mapa
    7

    Praia do Espelho, Porto Seguro

    Águas tranquilas de um azul intenso

    Ao sul da Bahia, em Porto Seguro, está a belíssima Praia do Espelho. Distante quase 60 km do centro da cidade, o lugar possui águas tranquilas, com tonalidade de cor azul intenso. As formações rochosas coloridas pela natureza, juntamente com os altos coqueiros, completam a composição de uma paisagem deslumbrante.

    Não deixe de fazer um dos passeios de barco ou de lancha para conhecer o Rio dos Frades, Trancoso, Caraíva e Carumbau. Mergulhar também é uma dica interessante. Do lado direito da praia, o ambiente é ainda muito rústico e quase deserto, mas do lado esquerdo, há uma boa estrutura turística, que conta com restaurantes, bares, hotéis e pousadas, incluindo espreguiçadeiras para descansar em frente ao mar.

    Localização: Praia do Espelho, Bahia, Brasil

    Mapa
    8

    Praia da Pipa, Tibau do Sul

    Visite um balneário muito procurado

    A Praia da Pipa tem 10 km de areias brancas, águas com tonalidade azul, reservas de Mata Atlântica e enormes falésias à beira-mar, que compõem o cenário do principal balneário de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. Esta antiga e pacata vila de pescadores é agora uma das praias mais movimentadas da região e conta com uma excelente estrutura, com restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

    Na maré baixa, são formadas as piscinas naturais, um dos principais passeios do local. Os turistas podem aproveitar para nadar entre peixes, tartarugas-marinhas, recifes de corais e estrelas-do-mar, além de avistar os golfinhos que costumam aparecer no fim da tarde.

    Leia mais

    Localização: Praia da Pipa, Tibau do Sul - RN, 59178-000, Brasil

    Mapa
    9

    Baía dos Golfinhos, Fernando de Noronha

    Encontre os animais que dão nome para a praia

    A Baía dos Golfinhos é uma das grandes atrações em Fernando de Noronha, pois oferece aos visitantes a oportunidade de observar esses mamíferos amigáveis mais de perto. Aliás, este lugar, na verdade, é uma grande enseada cercada por pedras altas e mirantes, de onde os turistas conseguem acesso para admirar os golfinhos e seus filhotes.

    Entretanto, justamente por conta da presença desses animais, o mergulho e os banhos na região são proibidos. Ainda assim, vale demais a visita para presenciar este espetáculo da natureza.

    Localização: Baía dos Golfinhos, Fernando de Noronha - PE, Brasil

    Mapa

    Planeje agora sua viagem

    Voltar ao início

    Maps