Cidades para visitar no interior do Rio de Janeiro

4 cidades para visitar no interior do Rio de Janeiro

Confira dicas de cidades incríveis no interior do Rio de Janeiro

Nada melhor do que uma pausa no meio de uma semana de trabalho, não é verdade? Entretanto, devido ao curto espaço de tempo, as viagens realizadas durante os feriados ou nos fins de semana precisam ser mais rápidas e para destinos mais perto de casa. É por isso que diversas cidades no interior do Rio de Janeiro propiciam um passeio rápido e repleto de surpresas para os cariocas.

Confira alguns destinos no interior do Rio de Janeiro ideais para você e a sua família aproveitarem os dias de descanso merecido.

1. Vassouras

Visite uma das cidades do Vale do Café

Vassouras

Ideal para: História


Quer descansar em um lugar com muito ar puro, natureza preservada e atrações históricas? Vassouras é o destino ideal para isso. No centro da cidade, a praça principal é formada por construções coloniais que abrigaram a Casa de Câmara e Cadeia, a residência do Barão de Ribeirão e a Casa de Cultura.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1828 pelo Barão de Ayuruoca, ainda faz parte do cenário no alto da colina, que já serviu de locação para filmes, novelas e séries brasileiras, como Presença de Anita. Com traços do estilo neoclássico, a igreja abriga um belo painel que contorna a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Ver acomodações nas proximidades

Destination card image

Vassouras

2. Miguel Pereira

Conheça um dos melhores climas do Brasil

Miguel Pereira

Ideal para: Famílias


Miguel Pereira já recebeu o título de um dos melhores climas do mundo e, de fato, isso é sentido por quem visita a cidade.

As cachoeiras com águas cristalinas são as principais atrações de Miguel Pereira, como a das Sete Quedas, das Andorinhas e do Monte Líbano. Outra boa pedida é levar as crianças até o lago Barão de Javary para aproveitar os passeios de charrete, os pedalinhos e tirar muitas fotos para eternizar os bons momentos. Não se preocupe ao encontrar capivaras comendo grama tranquilas na margem do lago, pois elas já nem se assustam mais com a presença das pessoas.

Ver acomodações nas proximidades

Destination card image

Miguel Pereira

3. Rio das Flores

Explore uma região pouco conhecida do interior

Rio das Flores

Ideal para: História


Rio das Flores é uma ótima opção para quem deseja descansar nos dias de folga. A cidade possui muitas construções históricas e fazendas com visitação aberta para os turistas, mediante agendamento.

A mais visitada é a fazenda União, construída em 1836 e que pertencia ao Visconde de Rio Preto. O lugar guarda no acervo diversas coleções de arte sacra e peças do século XIX que pertenciam à Imperatriz Leopoldina e a Dom João I. A Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila é a mais famosa da região, construída em 1855, na época em que a Vila de Santa Tereza foi elevada para a categoria de freguesia.

Ver acomodações nas proximidades

Destination card image

Rio das Flores

4. Silva Jardim

Deslumbre-se com cachoeiras e fazendas históricas

Silva Jardim

Ideal para: Aventura


A pacata Silva Jardim conta com a Reserva Biológica de Poço das Antas, localizada entre a cidade e a vizinha Casimiro de Abreu. É nesse lugar que fica protegida no seu habitat natural a maior população de mico-leão-dourado do Brasil. A reserva ainda abriga outras espécies, como a preguiça-de-coleira. É um passeio imperdível, que por si só já vale a visita.

Mas Silva Jardim oferece muito mais aos seus visitantes. Que tal tomar um banho refrescante na Cachoeira das Andorinhas, uma queda de 15 metros com piscina e ducha natural? Ou ainda fazer passeios de barco ou pescar na Lagoa de Juturnaíba?

Ver acomodações nas proximidades

Destination card image

Silva Jardim

Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.