Gramado

Top 7 cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

Paisagens de tirar o fôlego e muito vinho de aguardam nessa viagem

Veja as melhores cidades para conhecer no Rio Grande do Sul, estado conhecido como a Europa do Brasil, com as estações mais marcantes e tão cheia de características próprias, a começar pela geografia e pelos habitantes.

Na extremidade do Brasil, o Rio Grande do Sul abriga regiões de muito apelo turístico, como a capital Porto Alegre e suas imediações, a chamada Serra Gaúcha com as cidades mais frias do Brasil, onde pode ocorrer precipitação de neve, a região das missões, onde a história do estado – e do Brasil – ainda é contada nos seus monumentos históricos, o Vale dos Vinhedos e até mesmo algumas cidades litorâneas.

1. Porto Alegre

Parques, cultura e gastronomia mundial

Porto Alegre

Ideal para: Famílias


Banhada pelo rio Guaíba e sede dos clubes rivais Internacional e Grêmio – sempre entre os melhores do Brasil -, a cidade de Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e também um grande centro comercial e industrial.

Dentre suas principais atrações, podemos destacar o Mercado Municipal, com produtos tradicionais da região, muitas variedades de mate para chimarrão, cuias, roupas tradicionais, chapéus, tralhas para montarias, vinhos regionais, artesanato e tudo mais que um bom mercado possa oferecer, o passeio pelo rio Guaíba, a visita aos estádios e conhecer o Parque Farroupilha (Redenção).

Há também restaurantes e lanchonetes, onde são servidos os mais tradicionais quitutes da região, como o arroz carreteiro de charque, ambrosia e sagu e outras com o melhor da culinária mundial.

Não se pode perder também a chance de saborear um autêntico churrasco gaúcho, em uma das muitas churrascarias espalhadas pela área central.

Veja os melhoreshotéis em Porto Alegre.

2. Gramado

Um dos principais destinos de inverno no Brasil

Gramado

Ideal para: Casais


A aproximadamente 120 km da capital Porto Alegre, a cidade de Gramado é um dos principais destinos de inverno no Brasil.

A cidade, que fica na chamadaSerra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, mantém suas raízes europeias, muito visíveis na sua arquitetura e culinária. O “Lago Negro” é um dos cartões-postais da cidade, com seu passeio florido e suas águas verdes escuras.

Gramado é também a capital brasileira do cinema, promovendo o mais famoso festival da sétima arte em nossas terras. Sua beleza natural é tão exuberante quanto seus eventos mais concorridos, o Natal de Luz e a Chocofest.

Outro passeio interessante em Gramado é o Parque das Lavandas, com seu jardim sempre bem cuidado. Outras dicas muito recomendadas são o Dreamland, espaço com bonecos de cera dos ícones da cultura pop, o Hollywood Dreams Car, museu de automóveis fabricados até a década de 60, e Snowland, parque com neve real e shows de patinação no gelo.

Confira aqui as melhores dicas dehotéis em Gramado.

Destination card image

Gramado

3. Canela

Um dos principais destinos de inverno no Brasil

Canela

Ideal para: Casais


Vizinha de Gramado, a pequena e bucólica Canela é cercada de muitas flores, matas nativas, morros e vales, onde estão os vinhedos que produzem um dos melhores vinhos da região.

Os passeios principais incluem uma passada também no Parque da Ferradura, no Parque do Caracol, e no parque temático “Mundo a Vapor”, com suas maravilhosas miniaturas e a reconstrução do acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, já na sua fachada.

Com uma população fortemente ligada às tradições cristãs, a cidade possui uma das mais belas igrejas de todo o estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que ainda hoje atrai centenas de turistas todos os dias. Vale pela beleza e arquitetura.

Veja aqui as melhores opções dehotéis em Canela.

Destination card image

Canela

4. Bento Gonçalves

Conhecida como Capital Nacional do Vinho

Bento Gonçalves

Ideal para: Casais


Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda com zelo toda a tradição, culinária e arquitetura desse país europeu. Suas paisagens chegam a lembrar partes da região da Toscana, um dos destinos mais charmosos e visitados em todo o mundo.

Entre essa paisagem bucólica, descansam os vinhedos e as vinícolas que produzem anualmente vinhos vencedores de degustação internacional. Não é sem motivo que a cidade é conhecida como Capital Nacional do Vinho. É imperdível a visita por todo o “Vale do Vinhedo”, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Montenegro.

O passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Garibaldi é uma verdadeira viagem no tempo, com direito a muita história do nascimento do estado do Rio Grande do Sul.

Para quem gosta de um pouco de aventura, a descida de 12 km de rafting no rio das Antas é uma ótima pedida. A aventura dura cerca de 2 horas e vale muito a pena.

Confira as dicas dos melhoreshotéis em Bento Gonçalves.

Destination card image

Bento Gonçalves

5. Torres

Paisagens de tirar o fôlego

Torres

Ideal para: Casais, Foto


Algumas das paisagens mais espetaculares do Brasil você encontra em Torres.

O cartão-postal da cidade é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfistas disputando suas ondas agitadas. Aproveite também para subir no Parque da Guarita e alcançar o topo da Torre Sul, onde a vista do entorno compensa todo o esforço.

Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante

a Páscoa, quando acontece um grande Festival Internacional de Balonismo.

Ou programe-se para setembro, para acompanhar os eventos da Semana Farroupilha, uma das mais tradicionais festas gaúchas de todo o estado.

Confira aqui os melhoreshotéis em Torres.

Destination card image

Torres

6. Caixias do Sul

Vinhos, espumantes e até um castelo

Caixias do Sul

Ideal para: Casais, Foto


Caxias do Sul é uma importante produtora de vinhos e espumantes, reunindo várias cantinas e vinícolas famosas, além de vários locais históricos.

No mês de fevereiro, é realizada a tradicional Festa Nacional da Uva, que coincide com a época da colheita nos vinhedos. Os produtores se reúnem para muita música tradicional, danças típicas e, é claro, degustação.

Em Caxias do Sul, é obrigatória a visita ao “Château Lacave”, com arquitetura do século 11, levando o visitante a uma viagem no tempo, mais precisamente ao período medieval.

O Château Lacave é o único castelo a abrigar uma vinícola em toda a América Latina. Além da paisagem exótica e fascinante, o visitante vai poder degustar vários dos melhores vinhos fabricados no Brasil.

Há muitas outras atrações na cidade, como o Museu Ambiência, Casa de Pedra, Monumento Nacional ao Imigrante, Catedral, Panorama da cidade, Estátua da Liberdade na Praça Dante Alighieri, Prédios históricos da Metalúrgica Abramo Eberle e a Casa da Cultura.

Confira oshotéis em Caxias do Sul.

Destination card image

Caixias do Sul

7. Pelotas

Conhecida como a “Capital Nacional do Doce”

Pelotas

Ideal para: Casais, Alimentação


Fundada em 1758, a cidade de Pelotas ganhou fama e riqueza por conta das charqueadas, fazendas que produziam carne seca e que hoje são atração turística.

Muitas das arquiteturas dessas propriedades ainda estão em ótimo estado de conservação e proporcionam ao visitante uma boa noção de como era a região nos seus primeiros séculos de vida.

Pelotas também é conhecida como “Princesa do Sul” e “Capital Nacional do Doce”, graças à sua grande produção desses quitutes, especialmente os de origem portuguesa.

Essas maravilhas podem ser saboreadas durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), a maior do ramo de docerias do país, realizada em datas próximas dos meses de inverno.

Uma das atrações da cidade é o Mercado Público. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para “art nouveau” e nele se destacam a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão à Torre Eiffel de Paris.

Confira os melhores hotéis em Pelotas.

Destination card image

Pelotas

Carol Alves
Viajante compulsivo

Este artigo inclui opiniões da equipe editorial dos Go Guides. A Hoteis.com remunera os autores dos textos publicados neste site, o que pode incluir custos de viagens e outras despesas.