Monte Verde, a Suíça brasileira, é um distrito da cidade de Camanducaia, no sul de Minas Gerais. Casais apaixonados em lua de mel e famílias amantes do frio e da natureza simplesmente amam aproveitar os diversos passeios em Monte Verde.

É um dos destinos mais visitados do estado mineiro e fica praticamente na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, atraindo muitos turistas durante finais de semana e feriados, principalmente na época mais fria do ano.

Além do seu lado romântico, regado a fondue e chocolate, Monte Verde oferece muita coisa para se fazer para quem viaja em família ou com amigos. O que não faltam são oportunidades de passeios de quadriciclo, de jipe ou mesmo a cavalo por trilhas que cortam as fazendas da região com a Serra da Mantiqueira como cenário.

Passeios em Monte Verde

Uma das principais atrações em Monte Verde é a Trilha da Pedra Redonda, com cerca de 900 metros. O visual de cima do alto da pedra é incrível. De um lado, São Paulo e do outro Minas Gerais. No topo da pedra tem a marcação exata do local onde os estados se dividem. O início da trilha fica cerca de 4 km do centro de Monte Verde.

A Avenida Monte Verde é o ponto principal da cidade. Com seu termômetro gigante, é cercada por bares, lojas e restaurantes, todas construções com estilo europeu. Nela, fica o Shopping Center Celeiro, uma viela com várias lojinhas com artigos artesanais da cidade.

Vale a pena visitar a Cachaçaria das Gerais, sendo que a cachaça de banana é uma das mais vendidas. Tem até cachaça de iogurte!

1. Parque Ecológico Verner Grinberg

Aqui estão as trilhas de Monte Verde para a prática de trekking, sendo a mais conhecida a trilha da Pedra Redonda. Porém, ainda há a trilha da Pedra Partida, com dificuldade moderada, que leva a um visual incrível de todo o Vale do Paraíba e Serra do Mar.

Também tem a trilha do Chapéu do Bispo, sendo a mais fácil e curta para se fazer. O local ainda conta com as trilhas para o Platô e Pico do Selado.

2. Espaço Lavandas na Varanda

O Espaço Lavandas na Varanda que fica no Bairro do Quilombo, em Monte Verde, oferece diversos tratamentos terapêuticos como massagens, Reiki e banhos de imersão com uma mistura de óleos e ervas especialmente combinados para cada pessoa.

Uma excelente opção para relaxar, tirando estresse e tensão acumulados nos ombros, pernas e costas. O turista pode ainda contar com chá e pão vegano produzido e assado no próprio local. Tudo muito zen!

3. Fazenda Radical

A Fazenda Radical oferece várias atividades de aventura, com por exemplo a tirolesa com altura de um prédio de 20 andares, sendo a maior da cidade. Além disso, proporciona a experiência do contato com animais, inclusive falconaria.

Entre as demais atividades, os visitantes podem optar por parede de escalada, arvorismo, passeios de quadriciclo, slackline, tirolesa infantil e arco e flecha. Fica a 5 km do portal da cidade.

4. Pista de patinação no gelo

A pista de patinação no gelo está localizada na Avenida Monte Verde, aberto de quinta a domingo. A pista com gelo de verdade possui 200 metros em área coberta. É diversão garantida para toda a família. Nas férias escolares, o local costuma funcionar diariamente.

Não precisa levar equipamento próprio, pois os acessórios são fornecidos lá mesmo. Apenas recomenda-se que o turista esteja usando meias grossas. Também não é necessário reservar.

5. Unger’s Pottery House

O objetivo do Unger’s Pottery House, uma espécie de galeria a céu aberto e aberta ao público, é promover a arte, cultura e conhecimento. Conta com exposição de peças de arte em cerâmica de vários artistas. Local muito bem cuidado, excelente para boas fotografias.

As peças expostas também estão à venda. Os totens formados por esferas e discos sobrepostos são marcas do trabalho da artista plástica Paula Unger e ficam espalhados pelos jardins.

6. Espaço Adélia

O Espaço Adélia fica na Avenida Sol Nascente e é um dos passeios em Monte Verde imperdíveis, principalmente com crianças. O local conta com extensa área externa, com balanços nas árvores, cama elástica e brinquedoteca interna.

O espaço oferece ainda comida caseira. Vale a pena experimentar a sobrecoxa defumada. Um espetáculo! Tem ainda o caminho das fontes. É uma opção ideal para a família relaxar em meio à natureza.

7. Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis está localizada na Avenida Monte Verde. Apesar de simples, é muito bonita e bem preservada. Realiza missas aos domingos. É parada obrigatória para contemplar um pouco do centro histórico da cidade e cultivar a fé.

Onde se hospedar em Monte Verde

Monte Verde conta com diversos hotéis e pousadas, todos com jeitinho europeu, encantando os turistas com a boa receptividade mineira. Aproveite para conhecer 5 hospedagens mais bem avaliadas em Monte Verde:

Confira os melhores hotéis em Monte Verde e faça sua reserva em até 12x sem juros na Hoteis.com!

1. Pousada Palos Verdes

Pousada Palos Verdes é ideal para adultos, especialmente casais em viagem romântica. Possui piscina externa com uma visão maravilhosa das montanhas. Classificada com 3,5 estrelas, oferece 12 chalés equipados com lareira, sistema de calefação, TV, frigobar e banheira de hidromassagem. A arquitetura lembra muito as casas da Alemanha.

O café da manhã é um dos itens mais bem avaliados pelos hóspedes e está incluso nas diárias. Disponibiliza estacionamento e fica localizada a 6 minutos de caminhada do Espaço Adélia e a 10 minutos de caminhada do centro da cidade.

2. Alas de La Sierra

 Alas de La Sierra fica no centro de Monte Verde, na Rua da Fazenda. Os 18 quartos são muito aconchegantes, com banheira, lareira, TV e frigobar. As diárias incluem café da manhã – um dos itens mais bem avaliados, além de estacionamento e Wi-Fi grátis. Possui uma área externa incrível, com muito verde, cercada por aves e queda d’água para as crianças se divertirem.

3. Pousada Spa Mirante da Colyna

Pousada 3,5 estrelas com spa de serviço completo e uma piscina interna incrível com visão panorâmica da serra. Possui 24 chalés muito aconchegantes.

Os quartos são equipados com banheira de hidromassagem com vista para as montanhas. Os ambientes são elegantes e requintados, com jardim bem cuidado, restaurante e bar.

A Pousada Spa Mirante da Colyna fica a 9 minutos de caminhada da pista de patinação no gelo de Monte Verde. Disponibiliza ainda quadra de tênis descoberta, lareira e jornais grátis no saguão, além de serviço de lavanderia. As diárias incluem café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis. Inclusive, o café da manhã é um dos itens mais bem avaliados pelos hóspedes.

4. Kuriuwa Hotel

 Kuriuwa Hotel 3,5 estrelas possui piscina externa e restaurante. Oferece uma visão das montanhas maravilhosa! Sua estrutura é muito aconchegante, incluindo os 17 quartos à disposição dos hóspedes. As acomodações são equipadas com lareira, TV e banheiros privativos com banheira.

A área externa é muito bem cuidada. Além disso, o hotel oferece inúmeras comodidades, como academia, spa, biblioteca, terraço na cobertura e lareira no saguão. Também disponibiliza serviço de lavanderia. Fica a 14 minutos de caminhada da trilha do Chapéu do Bispo. As diárias incluem um café da manhã muito bem avaliado, estacionamento e Wi-Fi grátis.

5. Pousada Suiça Mineira

Pousada Suiça Mineira está classificada com 3 estrelas que possui piscina coberta com vista panorâmica, sauna seca e bar. Seus 16 quartos oferecem uma vista incrível da serra. Os ambientes internos são muito aconchegantes também. Entre as comodidades, a pousada oferece academia, biblioteca e lareira no saguão.

As diárias incluem café da manhã, Wi-Fi e estacionamento grátis. A pousada fica localizada a 2 minutos de caminhada da Pista de Patinação no Gelo de Monte Verde.

Gostou das nossas dicas?

Comece a planejar sua próxima viagem para Monte Verde agora mesmo. Conheça as vantagens de reservar sua estadia através do site Hoteis.com

7 Passeios em Monte Verde que são imperdíveis

Juliana Oliveira | Autor colaborador